20 NOV 2019
DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Você sabe o que é?

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, pois foi neste que Zumbi dos Palmares morreu, em 1695, com 40 anos de idade. Zumbi foi assassinado por soldados da Coroa Portuguesa, teve a cabeça cortada e conservada para ser exposta em praça pública na cidade de Recife; o propósito era desacreditar as pessoas que diziam que Zumbi era imortal. Zumbi do Palmares foi o último líder do maior dos quilombos do Brasil (núcleos de resistência à escravidão, para onde iam os escravos que conseguiam fugir), o Quilombo dos Palmares. Na região, que à época pertencia à capitania de Pernambuco, hoje fica a cidade União dos Palmares, em Alagoas.

Fonte: https://www.facebook.com/prefeituraitaporanga/posts/2567343396644774