21 NOV 2019
GRUTA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

FÉ E DEVOÇÃO

No dia 27 de novembro, fiéis católicos e devotos comemoram do Dia de Nossa Senhora das Graças. Em Itaporanga-SP essa comemoração passou a ser feita a partir do ano de 1999 em uma gruta ao lado de numa pequena capela Bairro Mosteirinho, construída pelos moradores locais.

Nesta data é celebrada uma missa no local, que fica à margem direita do Rio Itararé. Porém, com o passar dos anos houve um aumento de fiéis e por isso foi preciso ampliar o espaço e construído um galpão para abrigar os devotos que continuam aumentando com fiéis de Itaporanga e cidades vizinhas como Barão de Antonina,Coronel Macedo, Riversul , Avaré, Itaberá, Itapeva, incluindo os vizinhos das cidades de Santana do Itararé, São José da Boa Vista e de Wenceslau Braz, do Estado do Paraná.

De Itaporanga, a pé, de carro ou de ônibus os devotos percorrem cerca de 5 quilômetros até a divisa de estado, nesse Bairro Mosteirinho, na beira do Rio Itararé onde está localizada a gruta e onde é celebrada a missa, que neste ano quando completará seu 20º aniversário.
As celebrações ( novena) acontecem até o dia 26 e se iniciam as 19h . No dia 27 de novembro , a celebração da Santa Missa, terá seu inicio as 19:30 hrs, com a saída em procissão da imagem de São José, da capela do Bairro, até a gruta para encontro com a imagem de N.S. das Graças. O percurso dessa procissão é de aproximadamente 500 metros pela Rodovia Kauyoshi Kurita.
A gruta de Nossa Senhora das Graças conta com uma grande estrutura para receber os fieis e devotos que hoje vem de toda região e estados vizinhos, existe no local também a Sala de Milagres , repleta de fotos, exames médicos, próteses e objetos deixados por pessoas que alcançaram graças de cura pela medicina, junto com a fé e a intercessão da Santa.
A Gruta Nossa Senhora das Graças é um local muito procurado e visitado por devotos vindos de todos varias cidades , regiões e Estados.

A visitação e manifestação de Fé é muito presente através dos peregrinos vindos das mais diferentes maneiras . A pé, romarias a cavalo , grupo de ciclistas entre outros, vem aumentando frequentemente, tornando a Gruta um local de acolhimento e passagem das rotas do Turismo Religioso do Município.

Variados encontros e eventos acontecem no local, e sempre no último sábado de cada mês, às 15:00 horas acontece a Celebração da missa.

Através da Família Fernandes e comunidade São José, o local é preservado , cuidado e preparado para receber seu maior fluxo de peregrinos no mês de Novembro, mês em que acontecem as celebrações em homenagem Santa.

Além da Gruta, o local conta um lindo bosque com as passagens da Via Sacra, velário, sala dos milagres, galpão para missas e acolhimentos, banheiros, amplo estacionamento, lanchonete e ainda está em fase de melhoramento, em breve novos espaços estarão disponíveis para melhor acolher os visitantes e devotos.

Localizada na dívida do Estados de São Paulo e Paraná, no bairro Mosteirinho, a Gruta é cuidada pela tradicional Família da Senhora Margarida Fernandes, e sempre que pode gosta de estar presente e dar testemunho das Graças e devoções vivenciadas no local.

O local é aberto para visitação diariamente e de forma gratuita. O contato com a natureza, a paz, o som dos passarinhos e encontro consigo mesmo, atrai a cada dia mais pessoas a vivenciarem essa experiência. A sensação de estar ali é indescritível.

Você está convidado a conhecer e vivenciar essa experiência de fé, amor e devoção... abra o seu coração e permitam-se.... a Gruta Nossa Senhora das Graças está pronta para te receber!

Fonte: Secretaria de Turismo e Cultura / Itaponews

Veja mais fotos no link abaixo:

Fonte: https://www.facebook.com/turismoeculturaitaporanga/posts/545649906016005
VINCULADOS À PÁGINA: