17 DEZ 2019
Plantão Psicológico

“Uma gente que ri quando deve chorar e não vive, apenas aguenta” (Milton Nascimento)

Acreditamos ser importante ter um lugar e um espaço para que seu sofrimentoseja acolhido no exato momento em que você precisa. Portanto o Setor de Psicologia daSaúde desenvolveu o Plantão Psicológico, para atender a demanda das pessoas em ummomento de crise; encaminhar para um serviço adequado e ajudar o paciente a esperar avaga do tratamento psicológico tradicional.

O Plantão Psicológico foi planejado como um modo de acolher e a demandaespontânea por ajuda psicológica, sem precisar de um encaminhamento, sendo diferente datriagem, que tem por finalidade a constatação ou não da adequação da necessidade dopaciente ao serviço.

O Plantão pretende responder a demanda, ainda que em algumassituações isto não seja possível, criando a possibilidade de o indivíduo se ver enquanto tal, etambém oferecer a oportunidade da pessoa pensar em si mesma, não apenas no seudiagnóstico, criar a chance de reinserir-se em sua própria história de vida, de arcar comseus próprios desejos, suas necessidades e suas possibilidades. Podendo elaborar aslimitações ou frustrações que sua existência determinou. Servirá também como oportunidade de conhecer o trabalho do setor na saúde, trazendo questionamentos, dúvidase sugestões.

O trabalho do psicólogo no plantão será de estimular o desenvolvimento dopotencial inerente ao sujeito, ajudá-lo a encontrar caminhos para seus sofreres, dentro dasua própria experiência. O paciente é o agente de sua ajuda e o psicólogo seuacompanhante nesta construção.

Não será necessário agendamento prévio, o atendimento será por ordem dechegada no Centro de Saúde II.

Contamos com a colaboração e divulgação desse novo projeto.

"A grande descoberta deste século para as Ciências Humanas é a descoberta terapêuticada escuta. Não há melhor entendimento que alguém possa nos prestar do que servir-nos deouvido para as falas baixas e quase imperceptíveis de nossa existência."

Setor de Psicologia de Saúde de Itaporanga / SP

Fonte: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=132019821579326&id=100356808078961
VINCULADOS À PÁGINA: