Principal   Turismo

ABADIA DE NOSSA SENHORA DA SANTA CRUZ
A construção foi executada em grande parte pelos próprios monges alemães, assim como a fabricação de tijolos para a obra, confeccionados na olaria do Bairro Mosteirinho

Itaporanga, a Pedra Bonita

Fundada em 21 de agosto de 1845, Itaporanga teve sua história e desenvolvimento voltados à agropecuária. Hoje, com a conquista do MIT (Município de Interesse Turístico), a cidade passa a explorar suas riquezas naturais, culturais e religiosas, atraindo turistas de todos os lugares para a Abadia de Nossa Senhora de Santa Cruz, suas capelas e grutas, tradições indígenas da aldeia Tekoá Porã, a bela Represa de Chavantes que banha os bairros São Sebastião, Santo Antônio, São Cristóvão e Remédio, e o Morro do Defunto e seus paredões de pedra e cavernas.

A história de Itaporanga está ligada à figura do Barão de AntoninaJoão da Silva Machado, senhor de extensas sesmarias no norte do Paraná e sul de São Paulo. A ocupação de suas terras foi marcada pelo trabalho de catequização dos índios caingangues que as habitavam. Para esta tarefa, solicitou a presença de padres capuchinhos vindos da Itália com a intervenção de dom Pedro II, em 1843.

Ao Frei Pacífico de Montefalco, coube à zona do Rio Verde, área demarcada pela confluência dos rios Verde e Itararé. Em 21 de agosto de 1845, o frei fundou o núcleo populacional do qual nasceria o município de Itaporanga, erguendo uma capela e uma casa rústica no meio da mata.

O antigo povoado, chamado "São João Batista do Rio Verde", foi elevado a freguesia do município de Itapeva (município este então conhecido como "Faxina") em 5 de março de 1855 e, em 6 de março de 1871, foi elevado a vila, separando-se de Itapeva. Foi elevado a cidade em 11 de junho de 1898. Em 21 de junho de 1899, o nome do município foi alterado de "São João Batista do Rio Verde" para "Itaporanga", termo de origem tupi que significa "pedra bonita", através da junção dos termos itá (pedra) e porang (bonito).

No município de Itaporanga, é localizado o 3º maior mosteiro brasileiro, fundado por alemães no período pós-segunda guerra. A Abadia Cisterciense de Nossa Senhora da Santa Cruz é tão substancial que a lenda reza ter um tamanho subterrâneo semelhante ao seu espaço físico visível.

ABADIA DE NOSSA SENHORA DA SANTA CRUZ

O Mosteiro de Itaporanga foi fundado em 05 de agosto de 1936 por Dom Atanásio Merkle, vindo com alguns membros do Mosteiro de Himmerod, da Alemanha.

A construção foi executada em grande parte pelos próprios monges, que também fabricaram os tijolos na olaria do Bairro Mosteirinho. A ala frontal do Mosteiro foi inaugurada em 20 de agosto de 1943.

Referente à construção da Igreja Abacial e Paroquial de São João Batista, a pedra fundamental foi lançada em 29 de novembro de 1959, com a presença do. Bispo Diocesano D. José Carlos de Aguirre.

Atualmente, a comunidade está sob a direção de seu terceiro abade, Abade Dom Celso Lourenço de Oliveira, e conta com 26 membros, que se ocupam do ritmo litúrgico da vida monástica, das atividades internas de manutenção da casa e também atendendo a trabalhos pastorais, como direção espiritual, confissão, retiros, etc. e assumem quatro paróquias da Diocese, vinculadas ao Mosteiro.

Acolhimento de hóspedes

A hospedaria do Mosteiro está à disposição dos que desejam desfrutar de seu clima de recolhimento. O período de hospedagem deve ser previamente combinado: Av. Santa Cruz, 249 – Caixa Postal 21, Cep. 18.480-000, Itaporanga – SP, Tel/ Fax – (15) 3565-1245, e-mail: abadiascruz@ig.com.br, site – www.abadiaitaporanga.org.br

Publicado: 00 de de 0000
Abadia de Nossa Senhora da Santa Cruz